Nos anos 1950, biólogos descobriram que o DNA (a molécula que guarda informações a respeito de um ser vivo) era formado essencialmente por duas longas caudas grudadas entre si em volta de seu próprio eixo. Essa estrutura foi denominada dupla hélice.
Agora, cientistas da universidade de Cambridge, na Inglaterra, realizaram uma pesquisa que revela que o DNA humano pode se organizar de modo diferente – uma hélice quádrupla, cientificamente denominada de G-quadruplex.
Segundo análises em células humanas, o DNA assume esse formato em locais com grande quantidade de quanina, um dos nucleotídeos que dão forma ao genoma da espécie humana.
Estudos anteriores já haviam revelado que algumas moscas apresentam um DNA em forma de hélice tripla. Hélices quádruplas também já haviam sido demonstradas em tubos de ensaio em laboratórios, mas é a primeira vez que cientistas o observam diretamente em células humanas.
Muitos geneticistas duvidavam da existência desse tipo de DNA em seres humanos, acreditando que a única configuração possível eram as hélices duplas. Contudo, o estudo revelou que o DNA é muito dinâmico, mudando sua forma sob determinadas condições.
A estrutura foi observada em várias partes do genoma e em diversas fases de seu ciclo de divisão. Porém, a estrutura se revela mais presente quando o DNA se replica, pouco antes da divisão celular. Pesquisadores não sabem explicar ao certo o motivo da hélice quádrupla aparecer nessas condições.
Acredita-se que a descoberta possa ser muito útil para a criação de novos tratamentos para doenças como o câncer. Isso porque se essa estrutura estiver presente na divisão de células de tumores, uma molécula sintética pode ser capaz de retardar ou até eliminar esse processo, o que ajudaria no combate à doença.
Fontes: Nature
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e exponha seus pensamentos para o mundo.